Você já deve ter ouvido falar que a ansiedade é considerada o mal do século, não e? Com tanta informação à disposição, tecnologia, internet e redes sociais, um mundo de possibilidades se apresenta e é aí que a ansiedade pode se instalar. Seja por medo do futuro ou pela dificuldade em se manter focado no presente, a ansiedade pode atrapalhar o seu sono, seu humor, o trabalho e até os relacionamentos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) coloca a ansiedade como uma condição de cerca de 33% da população mundial, ou seja, 1 a cada 4 brasileiros sofre com isso.
Mas o que é Ansiedade?
Os principais sintomas da ansiedade são a respiração acelerada, aumento da frequência cardíaca, suor nas palmas das mãos, angústia, tremedeira, insônia, dificuldade de concentração, problema gastrointestinal, pensamentos acelerados ou negativos e irritabilidade.
Porém, se sentir ansioso com uma entrevista de emprego ou com uma apresentação em público é uma reação natural do organismo. A ansiedade se torna um problema de fato quando esse mecanismo é ativado constantemente por qualquer motivo, afetando nossas decisões e nossa rotina, podendo inclusive gerar um ataque de pânico.
E como tratar a ansiedade?
Há vários tratamentos para o transtorno da ansiedade. O mais comum é com o uso de ansiolíticos tradicionais que oferecem alívio instantâneo. Porém, esses medicamentos podem se tornar viciantes. O canabidiol se apresenta como uma opção natural e praticamente sem efeitos colaterais. E é por esse motivo que vem se tornando a melhor opção em tratamento desse transtorno.
Diversos estudos no mundo todo já comprovaram que o canabidiol tem efeito ansiolítico. Um desses estudos foi realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), ambas da USP, que comprovou que a substância extraída da cannabis sativa possui efeito ansiolítico e sem causar dependência.
Como iniciar o tratamento com CBD?
Antes de mais nada é necessário conversar com o seu médico para ter o diagnóstico correto sobre o transtorno. E caso o seu médico não seja prescritor, é necessário encontrar um médico que tenha experiência com a cannabis medicinal, já que não existe uma posologia padrão e o tratamento é individualizado, ou seja, cada organismo reage de forma diferente à substância.
É importante, como em todo tratamento, manter o acompanhamento médico. No caso específico da cannabis medicinal, o médico deve ir ajustando a dose conforme as respostas do paciente.
Onde posso encontrar um médico prescritor de cannabis medicinal?
No Brasil vem crescendo o número de médicos que buscam na cannabis medicinal uma alternativa aos tratamentos convencionais. Há bons médicos em todas as especialidades em em todas as regiões do país. As associações de pacientes e as empresas de produtos à base de cannabis costumam manter uma base de médicos para consulta. Caso você precise de ajuda, podemos auxiliá-lo nessa busca.
Comments